sábado, 30 de abril de 2016

O Caxixi

O caxixi é um instrumento idiofone do tipo chocalho, de origem africana. É um pequeno cesto de palha trançada, em forma de campânula, pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça. Tem uma alça no vértice. Possui pedaços de acrílico, arroz,conchas ou sementes de Tinquim secas no interior para fazê-lo soar. É usado como instrumento componente das rodas de capoeira , complementar ao berimbau.
A mão direita que segura a vareta entre o polegar e o indicador, segura também o Caxixi, com o médio e o anular, Desta maneira, cada pancada da vareta sobre a corda é acompanhada pelo som seco e vegetal do Caxixi.
Nos antigos Candomblés de Caboclo, não se usava atabaques; mas, sim cabaças grandes chamadas takis e outras chamadas yá. Com o decorrer do tempo, passou-se a se utilizar o atabaque (que em Angola denomina-se ungoma).
Não se usava o agôgo; usava-se o caxixi. Também não se usava o adjá para puxar o caboclo. O caboclo vinha sempre em sua toada ou cantiga.

Eu vi o caboclo surgindo na mata virgem
Eu vi o caboclo encostado num tronco
de arvore, com seus braços cruzados, sua
pele bronzeada, suas feições de uma beleza
máscula, trazendo nos lábios um sorriso de bondade...
Seu porte varonil identificava sua coragem e o destemor de um bravo guerreiro...
Entre belos colares de sementes e conchas, ostentava uma guia cujas contas
verdes, vermelhas e brancas, simbolizavam a vibração de Oxóssi...
A tiracolo, seu bodoque ornado de búzio e um CAXIXI com sete flechas...
Eu vi o caboclo na mata...

O caxixi é um chocalho de cesto, originário da cultura bantu, que pertencente à região africana do Congo-Angola, no qual era utilizado em rituais e cerimoniais. O instrumento chegou ao Brasil, trazido por escravos.
O caxixi pode ser encontrado em tamanhos que variam de 10 a 15 centímetros de altura e cerca de 6 centímetros de diâmetro na base. Ele pode ser simples, duplo ou triplo; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça.

Por. Adriano Figueiredo Leite - Presidente da ACALUZ
Revisão e Pesquisa: Diego Bragança de Moura - Historiador da ACALUZ
Pesquisa Site do https://www.wikipedia.org/ 
http://www.todosinstrumentosmusicais.com.br/conheca-o-instrumento-caxixi.html