terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cirio de Nossa Senhora de Nazaré


Mas um círio em Belém do Pará e não poderíamos deixar de fazer esta homenagem a Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos dados a Maria, mãe de Jesus. A devoção teve início em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas. No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em aqui em Belém (Pará) através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas.

Aqui no Pará...No mês de Outubro, A devoção à Nossa Senhora de Nazaré, de origem portuguesa. Introduzida pelos jesuítas, há mais de 200 anos é cultuada na festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Um pouco de história: Consta que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu. Levou para sua casa e no dia seguinte a imagem havia desaparecido. O caboclo tornou a encontrá-la no igarapé, recolhendo-a novamente. O fato repetiu-se várias vezes até que foi construída uma pequena capela no local. Com o aumento da devoção, foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré nesta localidade, hoje Belém do Pará.

Procissões semelhantes ocorrem no estado em Cametá, Marabá, Mãe do Rio, Macapazinho, São Miguel do Guamá, Soure, São João de Pirabas, Vigia.

Curiosidade: Antigamente e ainda em alguns terreiros aqui no Pará, param suas atividades na semana do Círio para homenagear a santa nas atividades católicas.